terça-feira, 1 de março de 2016

ASTROLOGIA E SAÚDE - V

 
                                           
WILLIAM  HERSCHEL
DESCOBRIDOR DE URANO
1738 - 1822
Urano – Conhecido como a oitava superior de Mercúrio, Urano tem a ver com a eletricidade cerebral (ligações com Mercúrio), regendo o influxo nervoso e, a rigor, tudo o que pulsa no nosso organismo. Espasmo é a palavra mais usada para se falar de um Urano com problemas. São dele, por isso, todos movimentos físicos involuntários, desde câimbras e fibrilações a tremores de natureza diversa, inclusive epilépticos (pequeno e grande-mal). Acessos súbitos, contorções, estreitamentos, choques, convulsões, distensões, nevralgias, desequilíbrios mentais, tendência a acidentes, gesticulação descontrolada etc. Sua atuação: é vibrante, inesperado, violento, radioativo, destruidor. Opera no sentido contrário e complementar do Sol, sendo o encarregado de levar o sangue arterial às extremidades do corpo. São dele, por exemplo, as diversas parestesias, os chamados formigamentos e o frio nas extremidades do corpo, mãos e pés. Rege Urano a parte da perna compreendida entre os joelhos e os pés, os tornozelos e a barriga da perna. São de Urano o éter, os raios, a eletricidade e os gases. Tem a ver com a hipófise ou a pituitária (ver o chakra ajña dos hindus) e, como tal, com a distribuição hormonal (etimologicamente, do grego hormao, excitar, pôr em movimento).

Tem Urano a ver com o sistema nervoso central, a aura física e magnética, as forças eletromagnéticas do organismo psicossomático. Algumas enfermidades: paralisias temporárias, desordens espasmódicas, psicose maníaco-depressiva, irritações nervosas repentinas, desordens sexuais (hermafroditismo, homossexualismo, impotência nervosa etc.). Frio e calor orgânico excessivos, paranoias, acidentes por raios, radiações e eletricidade.


Urano é responsável por súbitos ataques de moléstias, por rupturas, explosões elétricas e por ações perigosas, exageradas e extravagantes. Em Áries, debilitado, por exemplo, pode causar espasmos faciais, epilepsia, acidentes cardiovasculares (região da cabeça), convulsões. Em signos de ar, sugere males provocados por gases. Em signos de fogo, Urano pede cuidado com faíscas, com deslocamentos através de automóveis e aviões. 

Ao contrário de Saturno, que é hipo, Urano é sempre hiper. Numa relação dissonante com Mercúrio e Lua, afeta bastante a neuromentalidade, causando descontroles mentais e emocionais. Um Urano malogrado sugere anarquia, comportamento bizarro, incongruência, rebeldia e promiscuidade. Marte em mau aspecto com Urano indica acidentes em viagens, quando da prática de esportes radicais, problemas circulatórios e acidentes na região da cabeça etc. O mapa de Ayrton Senna é exemplar quanto a esta última característica.


EM  DIREÇÃO  DAS  ALTURAS
O uraniano, de um modo geral, não gosta de ser como os outros; por isso, comuns as ideias de demarcação, de limites, de distinção, de modo especial com relação às origens e aos ambientes de formação. 


Muito presente a necessidade de uma hiperindividualização, tendência que leva a unidade, o eu, a se considerar como um absoluto, traduzido por ações totais, exclusivas. Daí, muitas vezes, impulsos paroxísticos, conquistas elevadas, picos, grandes alturas, tudo ligado a uma grande inclinação para o incomum, o inabitual. Nada de normas, rotinas ou convenções. Daí os escândalos, a necessidade que muitos tipos uranianos têm de chamar a atenção, de ir na contracorrente. Comuns os risco da imposição da lei do frenesi, da busca das façanhas únicas, dos recordes, da necessidade de todo o espaço possível. Já ouve quem dissesse, quanto ao que expomos aqui, que o uraniano típico oscila entre uma figura prometeica e um aprendiz de feiticeiro. Como o leonino, há sempre o risco de uma inflação ególatra onde entram conceitos de grandeza, genialidade, de ereção vertical.

Comuns, em muitos uranianos, nos tipos mais malogrados, aquilo que a psicologia e psicanálise chamam de supercompensação. Sentindo-se inferiorizados de alguma maneira (feios, desajeitados socialmente, tímidos, com um discurso verbal inconvincente etc.) tais tipos partem (inconscientemente ?) para a supercompensação, uma reação desproporcionada, excessiva, à sensação de inferioridade, culpa ou desajuste que os leva a esforços exagerados no sentido de que tal sensação seja sobrepujada. Esta supercompensação costumar dar certo, embora sempre com certos riscos (anarquia, excentricidade, monomania etc.) quando voltada para realizações que explorem o seu potencial mental, a sua inventividade intelectual. Já explorada fisicamente (mania de recordes etc.) pode causar sérios danos à sua saúde.   


NETUNO
Netuno – Alquimicamente, é o planeta dono da solutio; Netuno é fértil, psíquico, misterioso, secreto. Rege os pés, exercendo poderosa influência sobre o sistema nervoso, as glândulas (principalmente a pineal), as mucosas, certas secreções líquidas do corpo (o pus, o líquido sinovial, por exemplo). Todo o processo quimioterápico é dele de algum
PSICOGRAFIA
modo. São dele também os analgésicos, os soporíferos, os anestésicos líquidos e gasosos. Tem relação com a vidência, a mediunidade, os estados sonambúlicos, as sufocações, o delírio, a demência, as obsessões, as intoxicações causadas pelo tabaco, pelas drogas, pela fumaça, pelos entorpecentes, pelo álcool.

Representa Netuno as doenças imaginárias, favorece a hipocondria e predispõe ao desenvolvimento de males por falta de reação, por inércia. A atuação de Netuno nunca é muito clara, é nebulosa, imprecisa, dificultando os diagnósticos e a dosagem dos remédios. O planeta, no eixo VI-XII de um mapa, oferece sempre dificuldades quanto à fixação da dosagem de remédios, principalmente os de “tarja preta”.

São dele também: os órgãos da percepção extrassensorial, faculdades telepáticas, o plexo solar (que divide com Mercúrio), os glóbulos brancos, também de Vênus. Outros males: desequilíbrios endócrinos por causas inexplicáveis; transes, catalepsia, fenômenos de possessão,
GOYA:  O  REINO  DE  PLUTÃO

alucinações, asfixias, envenenamentos, coma, doenças sem diagnóstico, contágios, alergias, rugas prematuras, sonambulismo. 
Pode-se mesmo afirmar que qualquer pessoa que tenha um Netuno muito debilitado costuma apresentar uma forte tendência para se tornar dependente de uma droga,  fisicamente (maconha, LSD, por exemplo) ou viver moralmente de simulações, fraudes, mentiras, mitomania, hipocrisia, falsa espiritualidade etc. Netuno bem aspectado, principalmente com os luminares, proporciona estados mentais e psíquicos superiores, inclinando á religiosidade, à fé, à compaixão, mas sempre exigindo muito cuidado quando entramos nesse chamado “mundo da espiritualidade”. 

São de Netuno o amor sacrificial, o amor oblativo, o abandono do ego, a recusa do eu para que seja facilitada a adesão com o Todo, a chamada via mística (Quem perde a sua vida a
OSCAR  WILDE
salvará, quem quer ganhar a sua vida a perderá, como está na Bíblia
).  Como se disse, a ação de Netuno nunca é muito nítida e seus efeitos são muitas vezes decepcionantes. É, com razão, o planeta da desilusão, das promessas que não se cumprem. O mapa de Oscar Wilde é um bom exemplo para o estudo das influências netunianas enganadoras aqui levantadas.

Netuno está relacionado, quando em maus aspectos, com o engano na sua forma mais negativa. Pode ser muito difícil para um médico clínico estabelecer diagnósticos para pessoas que têm Netuno na sexta casa. Netuno costuma mascarar o que apresenta. Às vezes, é possível confundir as influências de Saturno com as de Netuno, pois ambos têm efeitos “hipo”. Netuno, na casa 12, muito debilitado, parece ser o responsável pelo autismo em muitas crianças.

Netuno é, com razão, o arquétipo da dissolução universal com relação à participação num todo maior. Daí, quando malogrado, o perigo da invasão, da permeação, da infiltração, da adesão incontrolável, da identificação, da empatia. A grande tendência das personalidades netunianas é a plasticidade psíquica, a grande maleabilidade. Quanto à fisiopatologia, sempre o perigo das permeações viróticas, microbianas, parasitárias, dos contágios, da proliferação celular anárquica causadora de quistos e fibromas moles. 

As patologias de Netuno são sempre difíceis de diagnosticar, misteriosas, geralmente de evolução lenta e perniciosa. Ao contrário da ação dos demais planetas, a de Netuno nunca é muito clara, sendo seus efeitos muitas vezes surpreendentes. Sua ação costuma aparecer associada à vida subconsciente como produtora de moléstias mentais, manias etc. Já no plano social, Netuno, além influenciar praticamente toda a produção artística e política da segunda metade do século XIX (Impressionismo e Simbolismo, especialmente)  deixou a sua  marca também no anarquismo (Netuno exaltado em Leão) e no socialismo.


IMPRESSÃO : O NASCER DO SOL  ( MONET , 1874 )

Netuno é a rejeição do sólido e do coerente. Por isso, são dele as comunidades e pessoas (doente ou não) que vivem fora do mundo normal. É por esse entendimento que damos a Netuno a regência da vida religiosa, dos hospitais, das prisões, dos asilos, dos retiros, dos eremitérios. É por essa razão que para um autêntico pisciano a salvação só pode acontecer dentro de uma comunidade (alcoólatras anônimos, drogados etc.). 

A civilização moderna pode ser considerada, no entendimento que aqui damos a Netuno, como uma verdadeira droga. Tudo que ela oferece é fake, postiço, inautêntico, artificial, produzido pelos vários excitantes que ela inocula através dos meios de comunicação, pela criação incessante de falsos modelos de vida, de falsos deuses (Deus Mercado), e pela consequente impossibilidade que ela produz no nosso interior de alimentarmos qualquer forma de confiança, de fé, de solidariedade no que quer que seja. 


PLUTÃO E CÉRBERO
Plutão – Rege os hormônios, a sexualidade, a reprodução, a renovação das células e dos tecidos, os fermentos solúveis, as deformações, as amputações e as extirpações; tem a ver com cirurgias transformadoras, com as perturbações do equilíbrio ácido do organismo, dores artríticas, o câncer, a esclerose cerebral, acidentes e catástrofes coletivas, erupções do mundo subterrâneo, cataclismos, convulsões, impele a mudanças interiores, exacerba forças secretas. Relaciona-se com o inconsciente de um modo geral, com a psicanálise, sobretudo; marca os passos evolutivos da humanidade, dando o tom da morbidade e da destruição num determinado período ao transitar por um signo. Tem relação com grandes acontecimentos coletivos, com as atividades nucleares e cibernéticas, com assuntos internacionais. Violento sempre, destrói as formas que não sabem se renovar; atua muitas vezes através de sequestros, raptos, ações ocultas (tocaia) e de ataques à traição.  

Maus aspectos de Plutão com Vênus (quadraturas) são responsáveis muitas vezes, em mulheres, por problemas ovarianos; nos homens, problemas na próstata; se Júpiter participar negativamente, neste caso, risco de malignidade. Há estudos sérios a nos indicar que Plutão representa qualquer tendência hereditária para as doenças.
SIGMUND  FREUD
Além do mais, Plutão representa também crescimentos anormais (sinais de nascença, verrugas, neoplasias etc.). O planeta aponta, através do signo em que se encontra, para regiões corporais ou órgãos onde temos grandes possibilidades de crescimentos anormais. O mapa de Sigmund Freud é exemplar para o estudo do que acabamos de mencionar.  


Em última instância, Plutão representa o mais profundo das nossas trevas interiores, as camadas mais profundas do nosso psiquismo. Neste sentido, é que apresenta grande afinidade com o que os gregos designavam por Tártaro quando se referiam ao seu mundo infernal (Hades). Todas as expressões da agressividade destrutiva são dele. As grandes crises de consciência são dele, como o são também o remorso, a culpa, a mágoa, as obsessões, as ideias fixas, os demônios noturnos que nos tiram o sono. Mas é através de Plutão que, apesar de tudo, podemos ter acesso aos tesouros que estão enterrados dentro de nós.

De um modo geral, a localização de Plutão num mapa, sua angularidade, sua dignidade ou debilidade, sempre nos informarão sobre a extensão e as diferentes metamorfoses de uma personalidade e do seu destino. Fisicamente, Plutão, com seus grandes poderes destruidores ou transformadores, marca o triunfo das trevas sobre a luz.  O desequilíbrio material que ele provoca tem muitas vezes a finalidade abrir um acesso ao plano espiritual. Positivamente, a escuridão que Plutão traz está sempre ligada a uma forma de regeneração. Plutão assinala por sua posição um lugar de transformações tão profundas que ali será sempre exigida uma mudança das formas materiais. É por Plutão, como mestre de Escorpião, pelo desequilíbrio que impõe, que se abre o caminho que vai do micro ao macrocosmo, a evasão definitiva do mundo da dualidade, o retorno do múltiplo à unidade.