quinta-feira, 15 de julho de 2021

A CASA XII

         

PERSONIFICAÇÃO DA ASTROLOGIA
(GIOVANNI BARBIERI, CONHECIDO COMO GUERCINO, 1591-1666) 

A boa prática astrológica nos informa que o setor (casa) em que se encontra o Sol num mapa nele encontraremos o centro da existência do dono desse mapa, o lugar de suas experiências mais significativas, talvez, quem saiba, de suas maiores realizações. Se estiver nessa casa bem colocado por signo e bem relacionado por aspectos, podemos sempre esperar ali algum   fator de elevação, de distinção, de êxito. Conforme os mestres hindus nos apontam, o Sol, se favorecido num mapa por posição e aspectos, encontrará, principalmente, nas casas I (Ascendente) e X (Meio do Céu) as suas melhores possibilidades expressivas tendo-se em vista o que acabamos de colocar. Todavia, dizem-nos também os mestres hindus que isto não exclui possibilidades de realização mesmo que o Sol se encontre em casas  “difíceis”, que alguns chamam de maléficas, como as mokshabhavas (IV, VIII e XII). 




Como entender isto, se consideramos que a casa XII, sempre tida como difícil, é a casa final de um mapa? Nela encontramos (ou não) informações de como depois dos feitos mundanos (casa X), alguém com preocupações altruístas (casa XI) poderá entrar, inspirado por um entendimento mais vasto da vida cósmica, em contacto com sentimentos de compaixão, de solidão contemplativa e de autossacrifício. A cultura astrológica ocidental vê a casa XII como suscetível de ocasionar grandes provações durante a vida, de modo especial para os que nascem com o Sol nela posicionado. Estas provações tanto podem significar uma série de obstáculos que poderão se erguer diante do êxito de várias maneiras, desde crises de consciência,  como provações de ordem moral, como problemas crônicos de saúde ou como inimizades ocultas e inexplicáveis etc.

Segundo alguns mestres hindus, a casa XII poderá ser um “vale de lágrimas” ou uma “câmara de horrores”, um lugar de deformações, de tristezas, de sujeição, da “mão pesada do destino” se ela não for entendida como o lugar num mapa através do qual poderemos prestar alguma ajuda a pessoas que não podem ou não conseguem se ajudar a si mesmas. É por esta razão que muitas vezes encontramos pessoas que têm o eixo das casas VI-XII dinamizado pela presença de um Sol, de modo especial se ele estiver na casa XII. Sempre presente também a  a ideia de que é através dessa casa que podemos ter que prestar algum tipo de serviço, seja, por exemplo, como funcionário num asilo, como enfermeiro num hospital de alienados, numa prisão, num lugar onde se internam pessoas, numa prisão como carcereiro etc. O signo dessa casa, o planeta Netuno ou planetas presentes em Peixes nos informarão que tipos de serviço, além dos que deveremos prestar normalmente, teremos executar. Sempre será bom lembrar, entretanto, que onde Netuno estiver num mapa nesse setor do mapa poderemos  ter que, em algum momento de nossa vida (ou sempre), nos haver com algum tipo de autossubmissão, de autodedicação, de sacrifício, de autoengano, de desilusão etc. 

Um Sol de casa XII, no geral, predispõe a pessoa a “aparecer” menos na vida, seja por timidez, medo, insegurança, dúvidas etc. Ou seja, uma pessoa desejosa, quase sempre, de permanecer inexplicavelmente, ao lado, à sombra, escondida. Um Sol de casa XII não “gosta” de ser alvo de atenções, de ser notado, de “enfrentar” pessoas. Difícil para um Sol nesta posição ser direto, espontâneo, mesmo que lhe expliquem não haver nada a temer. 

Aspectos Sol-Netuno poderão apresentar também muitas das características de um Sol de casa XII, a saber: sensibilidade a correntes coletivas, receptividade às vagas sociais, sentido fortemente comunitário, político, messianismo, realização por uma via coletiva, ideológica ou místico-religiosa etc. A rondar este Sol sempre os perigos de atitudes anárquicas, escapistas, evasivas, caóticas, sonhadoras, com sérias repercussões de ordem psicossomática.


Um Sol de XII costuma inclinar a atitudes compassivas, a uma certa afinidade com o misterioso, o nebuloso e o imaginário que podem dificultar a percepção da realidade. Comum, por exemplo, que um Sol de XII se veja às vezes “mantendo” contactos como amigos imaginários ou “sinta” que o que lhe acontece de negativo deve-se a alguma falta criada pela sua imaginação.    

Um Sol de XII costuma também às vezes imaginar que haja alguma coisa errada a fazer parte de sua vida, mesmo que ninguém lhe apareça para cobrar algo, para apontar alguma falta ou erro. Comum por isso que a pessoa com um Sol de XII se “sinta” mal, fabricando culpas, muito mais por pressões imaginárias do que por algo de mal realmente cometido.  A predisposição a ligações com o mundo sobrenatural é também muito possível com o Sol de XII, muito comuns histórias fantásticas, fantasmas, vida depois da morte etc. 

Muito concretamente, por sua analogia com o signo de Peixes e Netuno, a casa XII nos informa sobre inimigos ocultos, sofrimentos físicos de longa duração (internações, hospitalizações etc.), sofrimentos morais, enganos e segredos. Refere-se também a casa aos grandes animais, aos trabalhos penosos, às doenças incuráveis, a prisões e exílios, a traições e muito mais.

Posicionado e aspectado favoravelmente na casa XII, o Sol pode proporcionar vitória sobre os inimigos ocultos, êxito nas profissões ligadas à cura do corpo e da mente, inclinação ao estudo e prática das chamas ciências ocultas. Presentes às vezes, mesmo com a condição solar acima apontada, sofrimentos causados pelos assuntos regidos pelo signo presente na casa. Dependendo da dignidade solar, podemos ter escândalos decorrentes de vida sentimental, problemas com filhos, jogos etc. 

De um modo geral, um Sol de XII costuma depender muito das chamadas reservas inconscientes, o que inclina a expressões através de grandes instituições, clínicas, lugares de retiro, asilos, hospitais etc. Pode-se mesmo afirmar que a única forma de um Sol de XII obter algum reconhecimento ou satisfação será a de prestar serviços nos quais não entrem ideias de retribuição ou de reciprocidade. 

Um Sol de casa XII, mesmo dignificado e bem aspectado, pode também encerrar quem o tem numa forma de existência marcada pelo retorno periódico de acontecimentos infelizes como se estivesse submetido a fatalidades provenientes do exterior. Todavia, se observarmos mais de perto, muitas dessas fatalidades parecem ser produzidas pela própria pessoa. É o caso daqueles que são os artífices de sua própria “infelicidade”, que não podem suportar a conquista daquilo que mais intensamente parecem desejar.

Já uma Lua de casa XII pode nos revelar que o humor de uma pessoa ou que suas respostas emocionais estão fortemente marcadas por influências de natureza inconsciente ou por experiências vividas anteriormente, mas que subsistem, no geral desconhecidas por quem as experimenta. Normalmente, uma Lua na casa XII inclina à timidez, à sujeição de temores, a sonhos e devaneios, sempre com muita dificuldade de separar a realidade da fantasia. 

Praticamente, a Lua na casa XII pode indicar trabalho em hospitais, sanatórios, orfanatos, educandários, asilos de crianças, através de entidades que lidam com o passado de um modo geral. Pode indicar separação da família de origem, sofrimento através do lado materno, perda de heranças. Se Câncer, por exemplo, ocupar a casa VI ou se a Lua for a indicadora de saúde, poderemos ter o caso de moléstias incuráveis transmitidas pela via familiar, de separação familiar, de sofrimentos causados por mulheres (mãe, esposa), questões de herança etc.

A Lua na casa XII pode tornar a infância infeliz, doentia, ocasionar provações afetivas pela via materna, inimizades familiares etc. De um modo geral, a Lua na XII indica timidez, imaginação perigosa, sobretudo com relação a culpas, remorsos, inferências, memórias etc. Particularmente, na casa XII, a Lua costuma se revelar também por lembranças infantis, aparentemente insignificantes, mas muito marcantes porque tomam geralmente a forma de fantasias inconscientes. A Lua em XII pode, por isso, adquirir uma feição paradoxal, ou seja, lembranças importantes de acontecimentos e fatos infantis  são “esquecidos” enquanto outros, aparentemente insignificantes, são conservados na lembrança.

Quem tem a Lua na casa XII sempre encontra alguma ou muita dificuldade para falar de seus sentimentos e emoções. Esta atitude costuma se explicar pela ideia de que as pessoas, diante desta exposição sentimental ou emocional, não as entenderiam ou poderiam alimentar pensamentos “errados” quanto ao que lhes estava sendo exposto. Uma Lua de casa XII costuma também “entender” que as pessoas, se a elas ela se “abrisse”, dificilmente a perceberiam como ela é de fato, na realidade. O que se poderá “dizer” diante deste “entendimento” lunar? Que esta Lua é “normal”, que não há porque serem escondidos sentimentos e emoções? Numa abordagem mais ampla, talvez pudéssemos dizer a esta Lua que ela deveria deixar de impedir a sua própria expressão mais livre.  Que deixasse de ser o seu próprio obstáculo. Isto certamente ajudaria tal pessoa a eliminar pensamentos negativos como os de que não seria aceita se falasse mais de sua interioridade, do que sente. 

Uma Lua na XII sempre necessita de muita segurança emocional, mas costuma encontrar  sempre muita dificuldade para obtê-la. Um pensamento que sempre lhe ocorre é o do que quando mais precisar de suporte ou de compreensão não os conseguirá. As pessoas que poderiam lhe ajudar estão ausentes, foram viajar, estão presas a outros compromissos dos quais não podem se desobrigar ou morreram, seja tudo isto verdadeiro ou não. De qualquer maneira, sempre muito difícil para uma Lua de XII confiar em alguém sob o ponto de vista emocional. Comum neste caso, a Lua de XII fabricar culpas, como a de que está sendo tratada dessa maneira porque cometeu alguma falta, da qual não se lembra, com relação a pessoas que poderiam lhe ajudar. 

Nos piores casos, uma Lua de XII costuma também “trabalhar” muitas vezes com a hipótese de, faça o que fizer, estar sempre ferindo outras pessoas, se enchendo de dúvidas quanto à correção de sua maneira de agir. Por isso, cenas em que sabidamente haverá muitas descargas emocionais deverão ser evitadas por uma Lua de casa XII, principalmente as que envolvam questões de família. 

Uma Lua de casa XII predispõe, no geral, por isso, a uma infância infeliz, a doenças que durem muito (crônicas), a provações afetivas, familiares, dificuldades conforme seja o tema astral masculino (esposa “difícil”) ou feminino (marido “difícil”) etc. Inimizades públicas, perigo diante de multidões, viagens marítimas. Mal posicionada na XII, a Lua sugere uma receptividade exagerada, muita instabilidade emocional (signos de água, mutáveis), riscos com relação a tendências herdadas. É de se lembrar que num mapa a Lua representa a mulher, principalmente a mãe e, em menor extensão, a esposa. As forças inconscientes e sustentadoras da Lua têm relação com a alma, a vida instintiva, a memória, os hábitos, os atavismos e tudo aquilo que, de um modo geral, está ligado a ideias de abrigo e segurança. 

Uma Lua de casa XII pode inclinar à timidez, à empatia exagerada, a descontroles com relação à imaginação e à memória, podendo chegar a extremos pela incapacidade que gera quanto à separação da realidade da fantasia. A presença lunar na casa XII pode sugerir trabalhos em hospitais (infantis), sanatórios, orfanatos, educandários, leprosários. Mal posicionada e aspectada em XII, a Lua tende a restringir oportunidades diante da vida, sempre dificultando quem a tem a mostrar o seu valor, enchendo a pessoa de inibições, suposições, dúvidas etc. 

Mercúrio tende a se fechar quando na casa XII. Quem o tem nesta casa costuma apresentar uma tendência bem pronunciada quanto não só a manter seus pensamentos em segredo como, quando questionada, a se mostrar muito evasiva, reticente com relação ao que lhe perguntam. Comum um Mercúrio de XII fazer com que as pessoas sintam muita desconfiança de tal pessoa, mesmo que, aparentemente, não haja motivo para tanto. Há sempre uma ideia de que tal pessoa esteja escondendo algo. Em casos mais “sérios”, esta posição de Mercúrio pode fazer com que a pessoa se sinta muito insegura com relação às suas ideias. A envolver seus pensamentos e ideias, muitas vezes, o temor de que eles, por não serem adequados, convenientes, os possíveis interlocutores possam se mostrar pouco receptivos ou que seu julgamento será pouco ou nada simpático, benévolo. 

Esta posição de Mercúrio pode se tornar particularmente negativa para crianças e jovens quando na escola tiverem que ser submetidos a arguições orais. É por isso que, de um modo geral, as crianças e jovens com Mercúrio na XII preferem a “obscuridade”, Isto é, não se fazerem notados, se sentar no fundo da sala, procurando sempre chamar a mínima atenção, desejos de que os esqueçam. 

Mercúrio na XII costuma tornar as pessoas solitárias, incapazes muitas vezes de externar uma opinião sobre qualquer assunto. Possível que tornem a pessoa, para o bem ou para o mal, dependendo do astro, muito imaginativa, sonhadora, divagante mentalmente. Não esqueçamos que Netuno e Júpiter, os donos da casa XII, sempre ofereceram alguma ou muita dificuldade para se lidar com o “real presente”. Nesta perspectiva, Mercúrio na casa XII sempre oferecerá alguma dificuldade quanto à desejável objetividade quando tivermos que viver o nosso dia-a-dia. Não que Mercúrio nesta casa possa se tornar mentiroso, mas o fato é que neste setor ele sempre oferecerá dificuldades quanto a se trabalhar com um foco. É por isso que Mercúrio na XII pode nos fazer dizer coisas que não são propriamente falsidades ou mentiras, mas distorcê-las, “navegando” em assuntos que nada têm a ver com o que se está a discutir.

Mercúrio na XII (principalmente num mapa em que a dominante seja a água) pode tornar a pessoa, sem que saiba o porquê disso, muito sensível ao que está acontecendo na mente das pessoas com as quais dialoga. É por isso que Mercúrio nesta casa pode provocar alguns distúrbios (dúvidas, temores, fobias etc.) principalmente se a pessoa que o tem viver em ambientes muito excitantes, estressantes. É de se lembrar que Mercúrio na XII sempre pede que a pessoa viva em ambientes tranquilos, calmos. Mercúrio na casa XII costuma oferecer sempre alguma (ou muita) dificuldade para que lidemos com assuntos muito “exatos”, lógicos, como ciências ou matemática. 

Uma das maiores tarefas para Mercúrio em XII talvez seja a de procurar transmitir com clareza ideias a outras pessoas. Difícil para Mercúrio aqui falar ou escrever com objetividade. Para contornar este problema, se possível, quem tem Mercúrio em XII deve sempre procurar apresentar as suas ideias de modo ordenado, uma de cada vez, embora, como se sabe, tais ideais costumem aflorar em desordem, impregnadas de sentimentos, de impressões e através de imagens não muito claras. 

O que está acima, lembre-se, não significa que um Mercúrio de XII não possa ser inteligente. O que devemos lembrar é que ele nesta casa pode se mostrar muito intuitivo, inquieto, tímido, demasiadamente sensível. Nesta casa, o planeta costuma se impressionar fortemente diante de tudo que seja fortemente doloroso ou desagradável, com forte propensão para captar as chamadas vibrações de ambientes, pessoas ou coisas. Mercúrio na XII, em posição privilegiada por signos e aspectos, pode proporcionar grande habilidade para atividades ligadas à investigação e pesquisas de natureza psíquica, que exijam sigilo. 

Mais objetivamente, Mercúrio na XII, mal posicionado e aspectado, pode ocasionar dificuldades com relação a palavras e escritos (envolvimento com a Justiça, condenações, repúdio social etc.). Outras possibilidades: adolescência difícil, mente confusa (dificuldade para separar o falso do real), mania de perseguição, falta de memória), instabilidade física e mental, moléstia nervosa incurável, hostilidade de pessoas jovens, irmãos, vizinhos, nas vias públicas. Risco de cuidados e provações no campo intelectual. 

Prosseguindo: pensamentos influenciados por pressões do passado e por memórias inconscientes. Como assessor solar, seleção e escolha de informações comandadas mais por sentimentos do que avaliações racionais. Dificuldade para operar com objetividade e análise lógica dos fatos. Hábitos educacionais confusos, pouca capacidade de discriminação. Aprendizagem escolar deficiente.

Vênus na casa XII costuma tornar a pessoa reservada e tímida com relação à demonstração de seus sentimentos. Isto não quer dizer, em muitos casos, que pessoa, com esta posição de Vênus, não seja capaz de se mostrar afetuosa, receptiva. Contudo, sempre haverá com esta posição, se falamos de afetos, uma certa contenção, receios às vezes infundados, e desconfiança. Algo talvez ilógico, injustificável, mas, muitas vezes, sem dúvida, presente. 

Com Vênus na casa XII há, no geral, preferência para relações pessoais secretas, escondidas aos olhos dos demais. Nos contactos, tendência a interferir, a supor a presença de  pressões subconscientes, com muita profundidade emocional e, em muitos casos, com muita inspiração artística, falsa muitas vezes.. De modo geral, Vênus nesta casa costuma se mostrar bondoso e simpático para pessoas que porventura se encontrem em dificuldades, de modo especial com relação àqueles que demonstrem uma hipersensibilidade difícil de controlar. Em signos de água, Vênus sempre oferece algum perigo na medida que numa relação afetiva a pessoa pode se tornar muito empática. 

Vênus, nesta casa, pode também demonstrar alguma preferência por relações secretas, sendo comuns casos de adultério, de ligações ocultas etc. Se mal posicionado e aspectado, Vênus pode ocasionar aqui muitas dificuldades com relação às casas onde tivermos Touro e Libra. Problemas econômico-financeiros, com terras, com contratos em geral, litígios etc. Repúdio e condenação pública da sociedade por conduta imoral, escândalos amorosos, se Vênus estiver mal, podem ser esperados. Inimizade de mulheres.

Vênus pode indicar na casa XII êxito em ocupações de caráter beneficente e artístico, em trabalhos de assistência social. Difícil, porém, que nestas ocupações a pessoa possa colher mais abertamente o reconhecimento pela sua dedicação. Vênus, na XII, pede muito cuidado com tendências idealizantes com relação a pessoas ou atividades relacionadas com a casa. Comuns, por isso, as decepções, as desilusões. 

NAUSICAA
(1878, F. LEIGHTON)
Um problema que Vênus costuma provocar quando na XII é o de oferecer muita dificuldade para a aceitação da realidade como ela é, especialmente com relação à vida social. Além do mais, comum que Vênus aqui faça as pessoas alimentarem temores se, numa relação afetiva, elas ousarem dar o primeiro passo em direção do outro. Muito comuns os casos de pessoas que com Vênus nesta casa, ainda que amem alguém, jamais conseguem se atrever a declarar para o outro o seu amor. A Mitologia grega ofereceu à Psicologia o nome para um complexo que vitima pessoas nesta situação, o chamado Complexo de Nausicaa, nome da infeliz amante de Ulisses, filha do rei Alcínoo.. 

Uma recomendação que pode ser feita para pessoas com Vênus na XII e/ou em mal aspecto com Netuno é a de que elas, se possível, lutem, recorrendo inclusive a aconselhamento técnico, para se tornarem como dizem os ingleses, um pouco mais outgoing de modo a que suas relações possam se tornar  mais compensadoras. Quanto a males que possam atingir de modo mais persistente (crônico) o corpo físico, especialmente se Vênus tiver relação com setores do mapa relacionados com a saúde, fica o alerta para os rins, os órgãos genitais femininos, a próstata, o pescoço, a nuca, a garganta, os seios, a epiderme, o sistema venoso.